Faixa de nebulosidade provoca chuvas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do País

SÃ O PAULO ¿ As fortes pancadas de chuva que atingem diversas regiões do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do País nos últimos dias devem continuar até quinta-feira. De acordo com o centro de meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas são causadas pela zona de convergência de umidade, um fenômeno típico do verão.

Nara Alves, iG São Paulo |

Segundo a meteorologista do Inpe Kelen Andrade, o fenômeno é causado por uma faixa de nebulosidade estática, quando as nuvens ficam paradas. Esta faixa tem uma extensão de cerca de 2 mil quilômetros. É um padrão de verão, normal durante todos os meses da estação, de outubro a março, explica.

Em novembro de 2008, o mesmo fenômeno causou chuva acima da média em Minas Gerais, centro-sul da Bahia, além do norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, segundo a analista de clima do Inpe, Ana Bárbara Coutinho de Melo.

Os temporais que atingiram Santa Catarina no ano passado, deixando centenas de mortos e desabrigados, foram causados por outro fenômeno. "São sistemas diferentes. Na costa sul brasileira, a persistência por vários dias dos ventos vindos do oceano jogaram umidade para dentro do continente, causando as chuvas", explica a analista.

Leia mais sobre clima

    Leia tudo sobre: clima

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG