Faculdade assume gestão de posto de saúde em SP

Com o objetivo de proporcionar uma formação mais completa a seus estudantes, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) firmou parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para assumir a gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da região do Butantã e do Jaguaré, na zona oeste. O convênio permitirá que alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Saúde Pública da instituição vivenciem o atendimento à população em casos de baixa, média e alta complexidade.

Agência Estado |

“Quando o indivíduo é formado apenas dentro do hospital, perde a visão do conjunto, não é capaz de identificar os determinantes sociais, ambientais e culturais que influenciam a saúde da população. Esse projeto permite que nossos alunos atendam a comunidade, façam visitas domiciliares com os agentes do Programa Saúde da Família, conheçam o ambiente em que as pessoas moram e trabalham”, explica o professor Yassuhiko Okay, vice-presidente do conselho diretor criado para gerenciar o projeto.

A parceria deve favorecer também a pós-graduação e a pesquisa na instituição, tornando possível avaliar as doenças e problemas de saúde mais prevalentes na população. Em contrapartida, a FMUSP deve coordenar toda a rede de saúde pública da região do Butantã e do Jaguaré, ficando responsável por contratar e capacitar recursos humanos, reformar as unidades, distribuir medicamentos e desenvolver um sistema de informação que permita integrar os serviços. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG