BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que a inauguração da primeira fábrica brasileira de chips em Porto Alegre (RS) na semana passada é um divisor na história da inovação tecnológica do país. A produção de chips ocorre no Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), único fabricante na América Latina.

Segundo Lula, o Ministério de Ciência e Tecnologia investiu R$ 400 milhões no local que, por enquanto, produz chips para o rastreamento de rebanhos bovinos. O presidente destacou ainda que, por meio da fábrica, o Brasil mostra ao mundo sua capacidade de competir internacionalmente no setor.

"A coisa mais extraordinária é que, em 60 dias, nós conseguimos trazer de volta para o Brasil praticamente 100 engenheiros para trabalhar nessa fábrica - pessoas que são altamente qualificadas e que estavam, por falta de oportunidades, trabalhando no exterior", disse. "É isso que vai dar ao Brasil a dimensão de uma grande nação. O Ceitec é apenas o começo de uma caminhada do Brasil para um futuro muito promissor", completou.

(Agência Brasil)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.