Exposição reúne imagens marcantes do fotojornalismo

Para conquistar um espaço de destaque nas páginas de jornais, sites e revistas, os fotojornalistas se desdobram, correm, enfrentam empurra-empurra, sobem em cadeira, escada, muro, andam na enchente, imploram para entrar em prédios vizinhos ao local do fato e até mergulham. Com o objetivo de valorizar o trabalho desses profissionais, a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo promove, a partir de hoje, na região da Avenida Paulista, a 5ª Mostra Anual de Fotojornalismo.

Agência Estado |

A exposição reúne imagens que marcaram a cobertura da imprensa em 2009. São 80 painéis, de 80 cm x 60 cm, que destacam o trabalho de 67 fotógrafos paulistas. As imagens apresentam um olhar diferenciado sobre o noticiário geral e também retratos, imagens de shows e esportes. Para Paulo Whitaker, presidente da ARFOC-SP, é uma maneira de expor imagens que não vão para as galerias de arte e talvez nunca fossem vistas. "Nem todas as fotografias que integram o evento foram publicadas anteriormente. É uma nova chance de mostrar o trabalho num espaço de grande circulação, como o Conjunto Nacional", diz Whitaker.

Nesta edição do evento, os organizadores receberam 320 imagens. Segundo Paulo Whitaker, as fotografias foram avaliadas sem que os jurados soubessem quem eram os autores. Entre os fotógrafos selecionados, estão 15 profissionais do Grupo Estado: André Lessa, Eduardo Nicolau, Ernesto Rodrigues, Evelson de Freitas, Hélvio Romero, JF Diorio, Jonne Roriz, Keiny Andrade, Monica Bento, Nilton Fukuda, Paulo Liebert, Paulo Pinto, Sergio Dutti, Tiago Queiroz e Valéria Gonçalves. Hoje, na abertura do evento, haverá uma homenagem ao fotógrafo Matuiti Mayezo, que atuou por 45 anos e morreu no ano passado. As informações são do Jornal da Tarde.

Mostra de Fotojornalismo . Conjunto Nacional. Av. Paulista, 2.073. Tel. (011) 3257-3991. Hoje, às 19h. Até 15/5. Seg. a sex., das 7h às 21h. Sáb. e dom., das 10h às 21h. Grátis. Mais fotos em: http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG