Pinacoteca de São Paulo, o Sesc Pinheiros abre para o público nesta quinta-feira (17) a exposição ¿Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo¿, com 133 imagens daquele que é considerado o ¿olho do século 20¿." / Pinacoteca de São Paulo, o Sesc Pinheiros abre para o público nesta quinta-feira (17) a exposição ¿Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo¿, com 133 imagens daquele que é considerado o ¿olho do século 20¿." /

Exposição em São Paulo compila obra do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson

SÃO PAULO ¿ Agora são duas as oportunidades para admirar a obra do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson na capital paulista. Além do cotidiano de Henri Matisse registrado pelo artista, em cartaz na http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2009/09/04/mostra+inedita+reune+80+obras+de+matisse+em+sao+paulo+8264926.htmlPinacoteca de São Paulo, o Sesc Pinheiros abre para o público nesta quinta-feira (17) a exposição ¿Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo¿, com 133 imagens daquele que é considerado o ¿olho do século 20¿.

Redação |

Divulgação/Magnum Photos

Foto de Henri Cartier-Bresson registrada na França, em 1969: a poesia do cotidiano

Aclamado mundialmente, Henri Cartier-Bresson (1908-2004) começou a fotografar como profissional em 1931, influenciado pelos surrealistas. Segundo o coordenador geral do projeto que trouxe a mostra ao Brasil, Eder Chiodetto, não pela pintura deles, mas pela percepção do subconsciente. A partir disso, Cartier-Bresson se deixou levar pelo instinto, clicando cenas simples nas ruas, flagrantes das belezas do cotidiano, e construiu um legado considerado o ápice da fotografia humanista e do fotodocumentário.

Divulgação/Magnum Photos

Cartier-Bresson: Paris, estação Saint Lazare

Tirar fotos é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para a realidade fugaz, já disse ele. É pôr numa mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.

A mostra em São Paulo do artista, que integra as comemorações do Ano da França no Brasil, reúne imagens registradas em 23 países durante mais de cinco décadas, entre 1926 e 1979, e está organizada em dois pisos do Sesc Pinheiros. No térreo, foram dispostas 40 fotos de street photography, nas quais Cartier-Bresson buscou poesia no acaso das cenas corriqueiras.

No segundo andar, está a maior parte do acervo trazido ao Brasil, representando os Conflitos e Retratos registrados pelo artista, fundador, ao lado de Robert Capa, da consagrada agência Magnum. A Segunda Guerra Mundial, a ascensão do comunismo na China e a morte de Mahatma Gandhi foram alguns dos eventos históricos testemunhados pela câmera Leica do fotógrafo, que chegou, inclusive, a ficar anos preso em um campo de concentração.

Cartier-Bresson fotografava com o instinto de um caçador que persegue obstinadamente sua presa, com um faro particular para capturar flagrantes, afirma Chiodetto. Sua busca incansável era pelo momento em que o universo em harmonia conspira a favor do artista. Uma fração mínima de tempo em que forma e conteúdo atingem o limite da expressão entre as quatro linhas do retângulo do visor da câmera.

Divulgação

"Bressonianas": imagem de Marcelo Buainain clicada na Índia tem influência do francês

A obra do artista francês também deu origem à exposição paralela Bressonianas, com sete fotógrafos brasileiros que assumem sua influência, como Cristiano Mascaro, Flávio Damm e Marcelo Buainain. Além disso, também estão previstos na programação o lançamento de um livro que compila o trabalho de Cartier-Bresson, oficinas, debates e um ciclo de filmes, como o curta A Aventura Moderna: Henri Cartier-Bresson, em que o diretor Roger Kahane entrevista o fotógrafo e o mostra trabalhando incólume em meio a uma multidão em Paris.

Serviço ¿ Exposição Henri Cartier-Bresson ¿ Fotógrafo
De 17 de setembro a 20 de dezembro de 2009
Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195)
Terça a sexta, das 10h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30
Entrada franca
Informações: (11) 3095-9400

Leia mais sobre: Cartier-Bresson

    Leia tudo sobre: cartier-bressonfotografia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG