Exposição à fumaça de cigarro atinge 26% dos brasileiros

Secretaria de Saúde de SP realiza ações antitabagismo nessa semana

AE |

Um quarto dos brasileiros com mais de 16 anos (26%) fica exposto à fumaça de cigarro em ambientes fechados por em média quatro horas por dia, concluiu uma pesquisa inédita encomendada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

De acordo com o levantamento, realizado pelo instituto de pesquisas Datafolha, mais da metade do grupo vítima do fumo passivo fica até duas horas por dia respirando a fumaça de cigarro alheia e 13%, 19 horas ou mais - isto apesar de a maioria dos ouvidos concordar que a fumaça faz mal tanto para o fumante quanto para quem não fuma

“A maioria dos municípios ainda não baniu os fumódromos e há também pessoas que fumam dentro de casa, expondo os demais moradores aos riscos do cigarro”, afirmou a presidente da sociedade, Jussara Fiterman. “Muitas vezes é difícil intervir. São os familiares, o marido, a mulher, submetidos ao tabagismo por causa dos hábitos de um outro morador da casa. O fumante é uma vítima e o que não quer fumar e é obrigado, mais ainda”.

A pesquisa ouviu 2.242 brasileiros com 16 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas, em pontos de fluxo de 143 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, dentro do intervalo de confiança de 95%. O levantamento também mostra que 20% disseram fumar. A média é de 13 cigarros diários.

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no domingo (29), a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), promove ação na terça-feira (31), das 9 horas às 13 horas, contra o tabagismo no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073), região central de São Paulo.

Haverá distribuição de panfletos, medição de nível de monóxido de carbono no ar expirado, aplicação de questionário para avaliar o nível de dependência de nicotina, orientação sobre tratamento na rede pública de saúde e um desfile de moda com celebridades para alertar os jovens sobre os malefícios do cigarro.

    Leia tudo sobre: cigarrofumaçatabagismodoença

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG