Ex-espião russo negocia compra do jornal britânico Evening Standard

O oligarca russo e ex-espião da KGB Alexander Lebedev vai comprar o jornal vespertino londrino Evening Standard, informou nesta quinta-feira a imprensa local, destacando que esta será a primeira vez que um ex-membro de um serviço de inteligência estrangeiro controlará um jornal britânico.

AFP |

O acordo para adquirir o Evening Standard será assinado pelo filho do magnata russo, Yevgueni Lebedev, que reside em Londres, assinalaram The Guardian e a BBC.

Segundo a imprensa, as negociações secretas entre Lebedev e Lord Rothermore, proprietário do grupo Associated Newspapers, ao qual pertencem tanto o Evening Standard como o matutino Daily Mail, começaram há mais de um ano.

O oligarca russo de 49 anos, que figura na lista Forbes dos mais ricos do mundo, controlará 76% do vespertino, e o grupo, que não confirmou nem desmentiu as versões da imprensa, controlará os 24% restantes.

Em uma entrevista ao Guardian, Lebedev contou que, quando trabalhava como espião na embaixada de Moscou em Londre, no fim dos anos 80, lia o Evening Standard e o considerava um bom jornal.

Lebedev, que na Rússia é considerado opositor do ex-presidente e atual primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, assegurou que não tinha intenções de interferir na política britânica.

ame/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG