Exército e Ibama desarticulam garimpo ilegal no AM

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) desarticulou dois garimpos na região do Rio Puruí, na fronteira do Brasil com a Colômbia, durante operação conjunta com o Exército, de acordo com informações divulgadas pelo instituto hoje. A presença do Exército foi importante para inibir ação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), quanto a possível resgate de garimpeiros.

Agência Estado |

A operação foi deflagrada no último dia 18 de março. O Rio Puruí é afluente do Rio Japurá, na região do município de mesmo nome, no oeste do Amazonas. A área onde estavam os dois garimpos, de preservação permanente, é rica em ouro. Eles eram explorados por garimpeiros brasileiros e estrangeiros, em sua maioria, colombianos. O Ibama informou que líderes foram presos, sem maiores informações.
Ainda de acordo com o Ibama, a participação do Exército com mais de 100 militares foi importante para evitar que as Farc resgatassem os garimpeiros detidos, como ocorreu em 2006, durante a primeira operação contra a intrusão.
Para garantir a segurança da operação, os militares bloquearam as passagens pela foz do Rio Purus, no Rio Japurá, no final da tarde do dia 18. O bloqueio também limitou as rotas de fugas aos garimpeiros que estavam na área.
O Ibama informou que foram aplicados mais de R$ 98 milhões em multas e todos os equipamentos foram apreendidos. O Exército participa da operação com duas embarcações de grande porte, cinco helicópteros e sete botes com motores de popa (voadeiras).
APREENSÃO - Em dez dias de trabalho no rio e na mata, além dos dois garimpos, a operação apreendeu oito dragas instaladas no local desde 1994.
O material apreendido e as lideranças detidas devem chegar ao município de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus), na próxima sexta-feira. No município, serão entregues ao Comandante da 17ª Brigada do Exército, à Polícia Federal e à Superintendência do Ibama no Amazonas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG