Ex-babá de Zoghbi depõe hoje à Polícia do Senado; procurador acompanha inquérito

BRASÍLIA - A Polícia Legislativa do Senado vai ouvir no final da tarde desta sexta-feira o depoimento de Maria Izabel Gomes, ex-babá do ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi. Excepcionalmente, o depoimento ocorrerá na casa de Zoghbi, no Lago Sul, em Brasília, pois Maria Izabel Gomes tem 83 anos e está com a saúde debilitada.

Carol Pires |

Reportagem da revista Época revelou que João Carlos Zoghbi teria recebido propina na contratação de bancos para prestação de serviços de empréstimo consignado aos servidores do Senado. Segundo a matéria, para receber o dinheiro, Zoghbi usava uma empresa de fachada registrada no nome de Maria Izabel.  

Nesta sexta-feira, a Polícia Legislativa informou que o procurador Gustavo Pessanha Velloso será responsável pelo acompanhamento do inquérito policial contra Zoghbi e sua esposa. A Procuradoria-Geral da República acompanha o processo a pedido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Denúncias

Zoghbi foi exonerado da diretoria do Senado acusado de usar um apartamento funcional do Senado como residência de seus filhos. Após a denúncia sobre supostas fraudes nos contratos de empréstimo consignado ¿ realizados quando ainda estava no cargo de chefia - o presidente do Senado pediu a abertura de um inquérito contra o servidor na Polícia Legislativa do Senado.

Em outra reportagem da revista Época, Zoghbi e sua esposa, Denise, também acusa o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia de comandar um esquema de desvio de dinheiro na gráfica do Senado, na comunicação social e no serviço de taquigrafia.

De acordo com Zoghbi, os senadores Efraim Moraes (DEM-PB) e Romeu Tuma (PTB-SP) também estariam envolvidos no esquema. Em depoimento à Polícia Legislativa nesta semana, porém, o casal voltou atrás e desmentiu as denúncias contra Agaciel e negaram saber do envolvimento de parlamentares em alguma irregularidade.

Leia mais sobre: Senado

    Leia tudo sobre: senado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG