Ex-atleta diz que antes de correr na rua, ideal é treinar na esteira

Correr ao ar livre tem vantagens - ainda mais para quem mora numa cidade com belezas naturais e livre de poluição. “Opa! Não é o meu caso”, você pensa.

Agência Estado |

Mesmo assim você quer correr? Então, vá para a esteira! Apesar de monótono, você evita cair em buracos, respirar monóxido de carbono e outros poluentes, além de demais inconvenientes de uma metrópole. De acordo com o personal trainer e ex-atleta Anderson de Oliveira, a esteira é ideal porque prepara o corredor para a rua.

Sim, pode ser chato - até um pouco ridículo - correr sem sair do lugar num espaço fechado. Mas a esteira tem muitas vantagens e, em alguns casos, é mais indicada do que correr na rua. Oliveira, que especialista em corrida e ex-atleta, afirma que o marketing em torno da corrida fez muita gente deixar o sedentarismo. Mas é um marketing pela metade: ressalta os benefícios e esquece de alertar para o risco de lesões. “Correr na rua exige um trabalho específico de aumento de coordenação e fortalecimento muscular.” E esse trabalho é feito... na esteira.

Oliveira explica que o equipamento é projetado para aumentar o conforto do atleta. As esteiras mais modernas têm um sistema de amortecimento que diminui o impacto dos pés no solo importantíssimo para evitar o risco de lesões. “Na rua a sobrecarga nas articulações é muito grande”, afirma o personal trainer. Sem uma preparação física adequada, cedo ou tarde, seu joelho ou tornozelos vão sentir e você será forçado a uma “aposentadoria precoce”. O especialista conta que uma pessoa de 50 quilos, que corre na faixa de 60% a 70% da sua capacidade máxima, coloca três vezes o seu peso nas articulações. “Se aumenta a velocidade, o impacto pode até dobrar.”

Esforço

Além de proteger as articulações, a esteira facilita os movimentos, exigindo um esforço menor do praticante. “Ela ‘joga’ você para cima e para frente, facilitando a corrida”, diz Oliveira. Esse sistema é outro motivo pelo qual a esteira é indicada para iniciantes. O personal trainer diz que correr não é tão simples assim. “O iniciante precisa aprender a coordenar os membros inferiores e superiores.” É aprender a correr mesmo.

Depois de se preparar na esteira, o corredor pode ir para a rua. Mas deve escolher bem o local, não muito acidentado, o horário - ideal às 6 horas ou depois das 19 horas e nunca esquecer de fazer aquecimento. Todas as precauções tomadas, boa corrida!

AE

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