Ex-aliados de Palocci se fortalecem em governo do DEM

Ex-assessores nos dois mandatos do ex-prefeito de Ribeirão Preto (SP) e ex-ministro da Fazenda, o deputado federal Antônio Palocci (PT), consolidaram presença no governo do Democratas, da prefeita Dárcy Vera. Hoje, dois dos principais secretários de Dárcy, Paulo Saquy (Governo) e Francisco Pinghera (Fazenda), deixaram o cargo alegando motivos particulares e foram substituídos por antigos colaboradores petistas.

Agência Estado |

Saquy será substituído interinamente por Willian Latuf, superintendente da Transerp, empresa que coordena os sistemas de transporte e trânsito em Ribeirão Preto. Latuf, que irá acumular os dois cargos, também foi superintendente da Transerp de 2001 a 2004, no governo de Palocci e do seu substituto, Gilberto Maggioni, que assumiu a prefeitura quando o deputado federal renunciou para ser ministro, em 8 de dezembro de 2002.

Já para a vaga de Pinghera, Manoel Saraiva, atual secretário-adjunto da Fazenda, foi efetivado no cargo. Saraiva também foi adjunto no governo do PT e ainda comandou a pasta durante o governo de Luiz Roberto Jábali (1997-2000), falecido em 11 de agosto de 2004.

Além deles, outros conhecidos colaboradores petistas ocupam cargos estratégicos no governo do Democratas de Ribeirão Preto. O atual chefe de Gabinete de Dárcy é Osmar Capacle, que foi filiado ao PT e assessorou o então vereador e ex-secretário de Palocci, Donizeti Rosa, até 2000. Os secretários de Negócios Jurídicos, Vera Lúcia Zanetti, e de Planejamento, Ivo Colichio, também trabalharam nos governos do PT de Ribeirão Preto. Palocci governou a cidade entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2002, seguido por Maggioni até o final de 2004.

No meio político, a proximidade de Dárcy e Palocci não é novidade. Além de contar com a ajuda do ex-ministro na liberação de emendas e verbas federais antes de assumir o cargo, em janeiro deste ano, a prefeita sempre recorreu ao deputado federal para intermediar ações junto ao governo após iniciar seu mandato.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG