Eutanásia no cinema: veja os filmes que abordam o tema

A eutanásia já foi abordada em diversos filmes e rendeu prêmios à produção e ao elenco de alguns deles. Confira a lista abaixo:

Redação |

Menina de Ouro

Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) inicia uma carreira de boxeadora com o treinador Frankie Dunn (Clint Eastwood), que resistia a treinar mulheres. Aos poucos, a relação entre os dois fica mais intensa, até que um grave acidente os coloca diante do drama da eutanásia.

Filme dirigido por Clint Eastwood e ganhador de quatro Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). Também foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Clint Eastwood), Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.


Mar Adentro

O filme, de Alejandro Amenábar, conta a história real do espanhol Ramón Sampedro (Javier Bardem), que durante 28 anos lutou na justiça pelo direito à eutanásia. Ramón ficou tetraplégico na juventude após sofrer um acidente.

Ganhador do Oscar e do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Divulgação


As Invasões Bárbaras

Neste filme de Denys Arcand, um homem à beira da morte, Rémy (Rémy Girard), abrevia o sofrimento de um câncer terminal cercado de parentes e amigos, num encontro que há muitos anos não acontecia.
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e indicado à categoria de Melhor Roteiro Original.


O Escafandro e a Borboleta

O editor da revista Elle, Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), sofre um derrame cerebral aos 43 anos. A sequela do acidente é uma rara paralisia, que compromete todos os movimentos de Bauby com a exceção de um olho. Bauby chega a pensar em se matar, mas aprende a se comunicar piscando o olho e ainda escreve um livro.
Filme de Julian Schnabel indicado a quatro Oscars.


Um Homem Bom

Este filme de Vicente Amorim conta a história de um alemão comum que desenvolve uma teoria sobre a eutanásia. Seu trabalho desperta o interesse do regime nazista e sua vida muda completamente

    Leia tudo sobre: eutanásiafilme

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG