O governo dos Estados Unidos lançou ontem o 2008 Physical Activity Guidelines for Americans (Guia de Atividade Física para Americanos), com novas recomendações sobre o mínimo de atividade física para manter uma boa saúde. Para a maioria dos adultos, seriam necessárias 2h30 de exercícios por semana.

Os EUA temem estar criando uma geração de crianças que será menos saudável que seus pais. Cerca de um terço delas têm sobrepeso e 16% são obesas, segundo apontaram pesquisas.

O guia recomenda que crianças e adolescentes pratiquem uma hora ou mais de atividade física diariamente, principalmente aeróbica com intensidade de moderada ou forte. O texto ressalta a importância da atividade apropriada para cada idade, que seja divertida e variada. Parentes e adultos também encontram de que forma podem estimular os jovens na prática de exercícios.

Para os idosos, o guia destaca que não é recomendado mais do que 150 minutos de atividade aeróbica de alta intensidade, respeitando orientação médica e limitações físicas. Com 76 páginas, os tópicos ainda abordam sobre atividade segura, exercícios para pessoas com doenças crônicas, os riscos do sedentarismo e da obesidade, além de orientação para grávidas e mulheres que acabaram de dar à luz.

AE-AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.