Washington, 26 nov (EFE).- Os Estados Unidos celebram hoje o dia de Ação de Graças, uma festa na qual não pode faltar em nenhuma casa americana o tradicional peru, nem o futebol americano, mesmo em tempos de crise.

O presidente americano, Barack Obama, fez um discurso à nação consciente de que, neste ano, "milhões de americanos enfrentam uma situação econômica muito difícil".

"Não se trata de estranhos. São nossos familiares, nossos amigos e nossos vizinhos. Suas dificuldades devem ser nossas inquietações", afirmou Obama.

O presidente dos EUA também expressou sua gratidão aos militares em guerra no Iraque e no Afeganistão pelos sacrifícios que estão fazendo pela "segurança" e "liberdade" de todos os americanos.

A Casa Branca informou que a família presidencial receberá 50 convidados entre família, amigos e funcionários do Governo para o jantar de Ação de Graças.

O menu inclui peru recheado, macarrões com queijo, creme de banana e uma variedade de tortas, como abóbora, maçã, batata doce, mirtilo (ou "blueberry") e cereja.

A Casa Branca revelou também que o peru e a torta de abóbora são os pratos favoritos da primeira-dama, Michelle.

Pela primeira vez desde que chegou à Casa Branca, Obama protagonizou na quarta-feira a popular cerimônia do indulto do peru, tradição oficializada pelo ex-presidente George Bush (1989-1993), quando "salvou" a vida de duas aves do gênero. EFE elv/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.