ETH Bioenergia inaugura primeira usina em Goiás

O presidente da ETH Bionergia, José Carlos Grubisich, participará amanhã da inauguração da primeira usina da empresa, a Rio Claro, localizada em Goiás, no município de Caçu. Até o final de setembro, mais duas novas usinas greenfield serão inauguradas pela ETH, encerrando a primeira fase de implantação do grupo, iniciada em 2007.

Agência Estado |

"No período de dois anos, a ETH saiu do zero para a moagem de 8 milhões de toneladas de cana. Até 2013, iremos moer 28 milhões de toneladas de cana", disse o executivo. A ETH Bioenergia é o braço de energia renovável do grupo Odebrecht.

Segundo Grubisich, a unidade de Rio Claro já está em operação desde a semana passada. Amanhã, a inauguração oficial contará com a presença do governador de Goiás, Alcides Rodrigues. A usina tem uma capacidade de moagem de 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e, nesta safra, deverá moer um volume entre 800 mil e 1 milhão de toneladas com a produção toda voltada para o etanol. "Apesar da crise, seguimos nosso cronograma à risca e estamos entregando as usinas no prazo combinado", disse.

A unidade Santa Luzia, localizada em Nova Alvorada do Sul, em Mato Grosso do Sul, entra em operação na primeira quinzena de setembro e a unidade Conquista do Pontal, localizada em Teodoro Sampaio (SP), ligará as caldeiras no final de setembro. Estas duas unidades possuem capacidade instalada semelhante à da unidade Rio Claro e deverão moer, nesta safra, também um volume entre 800 mil e 1 milhão de toneladas cada.

As três usinas também irão produzir 50 megawatts (MW) de energia a partir de cogeração a partir do bagaço de cana. "Vendemos 70% de nossa produção de energia elétrica no leilão de reserva realizado no ano passado e iremos começar a entregar ao sistema em 2010", informou o executivo. Segundo ele, a colheita nestas três usinas está totalmente mecanizada. Os investimentos feitos somaram R$ 500 milhões por unidade. Além das três novas unidades, a ETH já opera duas usinas adquiridas prontas, a Alcídia, localizada em Teodoro Sampaio e a Eldorado, localizada em Rio Brilhante (MS).

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG