Estudo diz que 12% dos jovens já se envolveram em brigas e agressões

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a violência faz parte do cotidiano dos jovens: 12,9% dos alunos se envolveram em algum tipo de briga na qual foram agredidos fisicamente. O porcentual entre os meninos foi de 17,5%.

Marcelo Monteiro, Francisco Luz e Felipe Paranhos |

Entre meninas, o índice ficou em 8,9%.

Nas capitais, 4% dos jovens declararam ter se envolvido em brigas com arma de fogo. E 6,1% já brigaram com arma branca. Os jovens também são vítimas de violência doméstica: 9,5% sofreram agressão por algum familiar.

Além disso, cerca de 30% dos alunos disseram ter sofrido constrangimento ou intimidação por outro colega nos 30 dias anteriores à pesquisa. O maior índice está entre alunos de escolas privadas (35,9%) contra 29,5% das escolas públicas.

A PeNSE foi feita pela primeira vez com 61 mil estudantes do 9º ano de 6.780 escolas públicas e particulares, entre março e junho. A maioria deles (90%) tinha entre 13 e 15 anos. Eles responderam anonimamente a questionário sobre o contexto social e familiar, uso de drogas, violência, saúde bucal e atitude corporal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: automobilismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG