Estudo aponta SP como 4ª cidade mais cortês do mundo

Pesquisa realizada pela Readers Digest aponta que a cidade de São Paulo é a Quarta mais cortês do mundo, empatando com Berlim, na Alemanha, e Zagreb, na Croácia. No topo da lista está Nova York (1ª), nos Estados Unidos, seguida por Zurique (2ª), na Suíça, e Toronto (3ª), no Canadá.

Agência Estado |

Ao todo, foram analisadas 36 grandes cidades espalhadas pelo globo. Ainda segundo o ranking, Paris (França) aparece em 15.º lugar, empatada com Buenos Aires (Argentina) e Londres (Inglaterra).

O levantamento ficou por conta de repórteres da revista que, disfarçados, tentaram medir indicativos de bons modos da população. Eles checaram, por exemplo, se os moradores têm o hábito de ajudar a pegar objetos caídos na rua, de agradecer em situações rotineiras como nas compras, e ainda de praticar gentilezas como segurar a porta para alguém entrar no edifício. Cada uma dessas situações foi repetida cerca de 20 vezes em cada região das cidades testadas.

Outra boa notícia: ao comparar o resultado deste ano com o do ano passado, São Paulo subiu uma posição no ranking. Em 2007, estava em quinto lugar. “O povo acolhedor é um dos principais trunfos para um destino turístico de sucesso”, comemora Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, empresa oficial de promoção turística e de eventos no Município, que vem investindo na formação de profissionais fundamentais no receptivo. É o caso de taxistas e guias que passam por cursos de capacitação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG