Estudo aponta que droga contra aids pode causar enfarte

Um dos remédios contra a aids utilizados no Brasil, o abacavir, pode duplicar o risco de enfartes, indica um estudo publicado ontem na versão eletrônica da revista médica http://www.lancet.

Agência Estado |

com" target=_blank The Lancet . Segundo um grupo de pesquisadores dinamarqueses, outra droga da mesma categoria usada por portadores do HIV, a didanosina, também eleva o perigo em cerca de 50%. Os efeitos eram desconhecidos.

“Esses anti-retrovirais são maravilhosos e salvam vidas, mas carregam problemas de toxicidade”, afirma Charlie Gilks, diretor de tratamento e prevenção da aids na Organização Mundial da Saúde (OMS). “Pode ser que a gente continue os usando, mas devemos estar conscientes de seus problemas a longo prazo.”

De acordo com Orival Silveira, da área técnica do Programa Nacional de Aids do Ministério da Saúde, das 180 mil pessoas em tratamento hoje no Brasil 3.500 recebem o abacavir e 10 mil a didanosina. Ele destacou que pacientes não devem abandonar seus tratamentos e sim conversar com o médico. As evidências serão discutidas em maio pela pasta. “É uma informação nova, mas não deve causar pânico.”

Jens Lundgren, da Universidade de Copenhague, e colegas analisaram dados de mais de 33 mil pessoas com o HIV na Europa, EUA e Austrália. O risco desaparecia após seis meses de suspensão de uso dos anti-retrovirais. A GlaxoSmithKline, produtora do abacavir, informou que suas investigações não confirmaram os dados. A Bristol-Myers Squibb, que fabrica o DDI, não se manifestou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG