Tamanho do texto

Estudantes que queiram cursar Ensino Superior em faculdades particulares podem se inscrever até as 21 horas de hoje no Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa do Governo Federal concede bolsas de estudos integrais, parciais (50% do valor da mensalidade) e complementares (25%) a alunos de escolas públicas.

Para participar o interessado deve ter obtido média mínima de 45 pontos no Enem e cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. É preciso ainda ter renda familiar máxima de R$ 622,50 para concorrer à bolsa integral ou de R$ 1.245 para a parcial (de 50%).

Podem concorrer ainda professores da rede pública, sem restrição de renda familiar. Para eles estão disponíveis bolsas em cursos de Licenciatura, Normal Superior e Pedagogia. Os profissionais precisam estar na ativa e fazer parte do quadro permanente da instituição de ensino.

As inscrições só são aceitas pela internet, no site do Ministério da Educação . Quem não tiver acesso ao computador pode usar as máquinas disponíveis nas faculdades participantes do programa. É preciso ter em mãos número de CPF e de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007.

O governo oferece 47 mil bolsas integrais, 42 mil parciais e 30 mil complementares. A divulgação dos nomes dos pré-selecionados acontece na próxima quarta-feira. Eles terão de comparecer às instituições para as quais foram selecionados de 23 de junho a 4 de julho.