Estudantes decidem desocupar Reitoria da UnB

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram hoje, em assembléia geral, desocupar o prédio da Reitoria, onde estão acampados desde o dia 3. A saída está marcada para o meio-dia de amanhã, depois de limparem o local e representantes da Reitoria participarem de uma vistoria.

Agência Estado |

O movimento pedia a saída do reitor Timothy Mulholland, acusado de se beneficiar de verba destinada à pesquisa para decorar e mobiliar seu apartamento funcional, e o do vice Edgard Mamyia.

Pressionado, Timothy pediu afastamento e no domingo, demissão. Mamyia, que assumira como reitor interino, ficou apenas dois dias no posto e pediu demissão no sábado. Na terça-feira o ministro da Educação, Fernando Haddad, nomeou o professor Roberto Aguiar como reitor pró tempore. Ele negociou com os manifestantes e vai organizar as novas eleições.

O coordenador de organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, Eduardo Zanata, avaliou o protesto dos estudantes como uma vitória. "Nossa ocupação chegou ao fim porque estávamos chegando a uma situação de desgaste. Mas nossas ações continuarão. Queremos eleições diretas paritárias para reitor", disse o estudante do 10º semestre de Letras.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG