SÃO PAULO (Reuters) - Eddie Murphy tenta se reinventar em O Grande Dave, comédia com um tempero de ficção científica assinada pelo diretor Brian Robbins, o mesmo de Norbit, também estrelado por Murphy. O filme entra em circuito nacional na sexta-feira com 125 cópias, sendo apenas 10 legendadas. Com roteiro de Rob Greenberg e Bill Corbett, O Grande Dave evita quase sempre as piadas escatológicas que vêm sendo frequentes nos filmes de Murphy, caso de O Professor Aloprado e Dr. Doolittle.

Tem até um tema atual como pano de fundo, o esgotamento de recursos naturais. Só que, no caso, o dilema ecológico aconteceu num outro planeta, habitado por minúsculos alienígenas.

Com o planeta ameaçado de extinção, um grupo deles viaja para a Terra em busca de água. Todos estão alojados dentro de uma espaçonave em forma humana, ou seja, à imagem e semelhança de seu capitão (Eddie Murphy). Tentando se fazer passar por um humano qualquer, o homem-espaçonave assume o estranho nome de Dave Ming Cheng.

Em vários momentos, é divertido observar o tumulto dentro da nave, vendo os alienígenas que a pilotam dando palpites em tudo o que seu veículo deve dizer ou como se comportar. Os cenários e uniformes dessa tripulação, aliás, têm tudo a ver com 'Jornada nas Estrelas' e outras sagas espaciais, que esta comédia ironiza claramente.

Sem saber nada sobre a Terra, Dave procura não chamar a atenção. Coisa difícil por causa de seu terno branco, escandaloso e fora de moda. Também parece muito estranho que ele se levante sem nenhum arranhão depois de ser atropelado violentamente por Gina Morrison (Elizabeth Banks, de 'Três Vezes Amor').

Gina, que é viúva e mãe de um garoto (Austyn Myers), socorre sua vítima e acaba tornando-se sua amiga.

Lá dentro da nave, todo mundo está deixando de lado o comportamento frio do planeta. Muitos agora entram no Orkut, sintonizam em musicais da Broadway e adotam comportamentos e vestuários mais desinibidos -- como faz o oficial número 4 (Pat Kilbane), para desespero do durão número 2 (Ed Helms).

A história caminha para um impasse porque Dave e sua turma estão gostando cada vez mais da Terra e dos humanos. E, se cumprirem sua missão, vão secar toda a água deste planeta, extinguindo a vida por aqui. Para tudo acabar bem, vai ter de haver algum compromisso.

(Neusa Barbosa, do Cineweb)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.