A arte de detectar os sinais da mentira é tema da nova série Engana-me Se Puder (Lie to Me), que estreia hoje, às 22h, no canal por assinatura Fox. Na série, a equipe comandada pelo cientista Dr.

Cal Lightman, interpretado por Tim Roth, consegue perceber se alguém está mentindo analisando apenas a linguagem não verbal.

Isso é mesmo possível, de acordo com o psiquiatra forense Breno Montanari. "A técnica de análise de microexpressões existe e foi desenvolvida pelo Dr. Paul Ekman (também consultor do programa de TV). Ele decodificou 10 mil expressões faciais. Dessas, conseguiu achar significados como mentira, atração sexual, inveja e rancor, em mais de 7 mil", diz Montanari.

No seriado, Lightman presta serviços a órgãos do governo e à polícia, mas só em casos muito complicados. Tanto talento também traz ao especialista problemas em sua vida pessoal. Dos mesmos produtores-executivos de "24 Horas", o episódio de estreia do seriado mostra a equipe comandada por Lightman no caso de um menino de família muito religiosa acusado de matar sua professora. As informações são do Jornal da Tarde.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.