Estoque de vacina contra febre amarela está baixo do ideal no País

O estoque estratégico da vacina contra febre amarela está muito abaixo do considerado ideal. Atualmente, estão armazenados 10 milhões de doses do concentrado viral, 30 milhões a menos do que o recomendado.

Agência Estado |

O estoque regular é de 40 milhões. A expectativa é de que os estoques sejam regularizados somente no fim do ano.

Até lá, as exportações da vacina continuarão suspensas - medida adotada desde o ano passado. “A prioridade é garantir a demanda do País”, afirmou o diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), Akira Homma. A redução dos estoques estratégicos, garantiu o diretor, não deve alarmar a população. “A produção para atender às necessidades mensais está garantida. O estoque é uma segurança.”

Os problemas envolvendo a vacina de febre amarela começaram nos primeiros meses do ano passado, quando um maior número de casos da doença foi registrado e a população correu aos postos de imunização. Entre dezembro de 2007 e julho de 2008, foram registrados 45 casos de febre amarela no País e 25 mortes. Diante do aumento expressivo da procura, Bio-Manguinhos, maior produtor mundial da vacina e único fabricante no País, suspendeu as exportações.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG