Estilista Mila Schon morre na Itália

MILÃO ¿ A estilista Mila Schon morreu na noite passada em sua vinícola, próxima à cidade de Alessandria, no norte da Itália. Há tempos a estilista vivia afastada do mundo da moda.

Agência Ansa |

A estilista Mila Schon recebeu o prêmio
"MilanoDonna" em maio / Getty Images

A família de Mila anunciou que seu funeral será realizado na próxima segunda-feira em Milão, em uma igreja ainda não definida.

Mila nasceu em 1919 na Dalmácia (Croácia) e abriu seu primeiro ateliê de roupas em 1958 na Itália, desenhando peças inspiradas em grifes francesas, sobretudo Balenciaga. Apresentou suas criações pela primeira vez em 1965, em um desfile no Palácio Pitti, em Florença.

Um dos elementos fundamentais do sucesso de Mila foi unir tecidos diferentes, como lã e algodão, na mesma peça de roupa. "O tecido duplo me dá a idéia de organização e limpeza", declarou ela, que chegou a vestir Jackie Kennedy e Farah Diba.

A primeira loja da grife Mila Schon foi aberta em 1971, na Via Montenapoleone, tradicional rua de lojas de marcas famosas em Milão. A partir de então surgiram também as linhas de bolsas, sapatos, acessórios e perfumes da grife.

Mais tarde, ela ingressou com sucesso no mercado norte-americano, expandindo os seus negócios para o Oriente Médio, desenvolvendo criações cada vez mais futuristas baseadas em desenhos geométricos e monocromáticos. Mila também desenhou os uniformes das aeromoças da companhia aérea Alitalia e da Iran Air.

Em 1985 recebeu o Leão de Ouro, prêmio especial de moda, e dois anos depois recebeu a Medalha de Ouro de Milão. Sua grife foi comprada nos anos 90 pelo conglomerado japonês Itochu, mas permaneceu sendo um sinônimo de elegância italiana.

Em julho, a fundação Alta Roma, dedicada à promoção da moda na capital italiana, homenageou a estilista com um documentário de Antonello Sarno e uma retrospectiva de suas criações mais importantes.

Leia mais sobre: Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: moda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG