Estátua de bronze de 2 mil anos é recuperada no mar da Grécia

Atenas, 24 mar (EFE).- Uma estátua de bronze de mais de 2 mil anos foi recuperada do fundo do mar entre as ilhas gregas de Kalimnos e Kos, no mar Egeu, após ficar presa nas redes de um pescador.

EFE |

O Ministério da Cultura da Grécia anunciou hoje que a obra, descoberta na semana passada, representa um cavaleiro guerreiro com uma armadura, uma lança e uma coroa de folhas de oliveira na cabeça.

Os especialistas submeteram a peça a um processo de dessalinização e, uma vez que se tenha uma imagem aproximada, será analisada, disse o ministério.

Uma importante fonte de recuperação de relíquias do patrimônio cultural grego provém do mar, devido aos naufrágios na Antiguidade.

O departamento grego contra o contrabando de relíquias arqueológicas trava uma batalha contínua para impedir a saída e venda ilegal destas peças.

O Governo grego oferece uma recompensa em dinheiro a quem entregar as descobertas às autoridades, e a lei prevê uma pena de prisão mínima de dois anos para os mantiverem as obras em seu poder.

EFE afb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG