Estados do Sudeste e Bahia seguem com alertas para ressaca e chuva

A ressaca que atinge a costa brasileira e provoca alterações nas ondas mantém o alerta da Defesa Civil em várias regiões do País. O ciclone extratropical que está em alto-mar já se afastou um pouco mais do continente, em relação ao que era observado na quinta-feira, mas mesmo assim provoca ventos constantes de intensidades moderadas a fortes.

iG São Paulo |

Cidade litorâneas do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia podem registrar ondas de até quatro metros e água do mar pode avançar sobre as orlas das cidades. Há risco de ressacas fortes no litoral de todos os Estados do País. A navegação continua perigosa para todas as embarcações.

No sábado, o risco de ressaca nas praias do Sudeste diminui. No domingo, com o maior afastamento do ciclone extratropical, não haverá mais risco de ressaca, porém as ondas continuam grandes e o mar perigoso para banhistas e pequenas embarcações.

Frente fria no Nordeste

Uma frente fria de forte intensidade avançou para o Nordeste do Brasil e facilita a formação de grandes áreas de nuvens carregadas. A situação é de alerta no decorrer desta sexta-feira para a ocorrência de fortes pancadas de chuva, com raios e eventualmente ventos fortes. Apenas áreas do sul da Bahia ficam fora do risco de chuva forte, porém há risco de ventos moderados a fortes.  As rajadas de vento fortes, com ou sem a presença das nuvens de chuva, podem variar de 40 a 70 km/h. Todas as capitais estão sujeitas a chuvas e ventos fortes no decorrer desta sexta-feira.

Demais regiões

Os ventos úmidos vindos do mar deixarão o tempo instável com chuvas isoladas desde o nordeste do Rio Grande do Sul, nas serras e planaltos de Santa Catarina, no leste e sudeste do Paraná, no sudoeste e centro-leste de São Paulo, no sul e sudeste de Minas e leste do Espírito Santo.

Pode chover ao longo do dia na faixa litorânea entre Paraná e São Paulo. Haverá variação de nebulosidade e pequena possibilidade de pancadas de chuva isoladas entre o sul do Amazonas, norte de Rondônia e norte do Mato Grosso.

Nas demais áreas do País, o dia será de sol entre poucas nuvens. As temperaturas mínimas estarão baixas no centro-norte de Santa Catarina e sul do Paraná. O dia terá muitos ventos na faixa litorânea entre Santa Catarina e Bahia.

Leia mais sobre: ressaca - previsão do tempo

    Leia tudo sobre: previsão do temporessaca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG