Estado do Rio tem nova fila para transplante de fígado

RIO DE JANEIRO - A Secretaria Estadual de Saúde apresentou nesta terça-feira o resultado do recadastramento da fila de espera por um transplante de fígado no Rio. O trabalho começou no dia 1º de agosto, quando havia 1.057 pacientes na lista, em sua grande maioria atendidos pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão) e pelo Hospital Geral de Bonsucesso.

Redação |

Desde aquela data, a secretaria, por meio da Central de Transplantes do Rio de Janeiro, vem chamando os pacientes para a realização de exames de sangue, a fim de atualizar a pontuação de cada um na escala Meld, que determina a gravidade do caso ¿ e, conseqüentemente, o lugar de cada um na fila de espera.

A partir de hoje, cada paciente à espera de um transplante de fígado no estado poderá ver sua posição na fila pela internet. No site, ao digitar o número do Registro Geral do Cadastro Técnico (RGCT) - obtido no ato da inscrição do paciente na fila de transplantes ¿ o paciente encontrará as seguintes informações: número na fila, diagnóstico, data dos últimos exames realizados e prazo para refazê-los e a pontuação na escala Meld.

Até então, os pacientes para transplante de fígado no estado não tinham esses dados disponíveis na internet. Contavam somente com as informações fornecidas pelas equipes dos hospitais e pela Central de Transplantes do Estado. O novo sistema dará mais transparência e credibilidade ao processo, diminuindo o risco de fraudes e possibilitando aos usuários acompanhar on-line a movimentação da fila.

De acordo com a superintendente de Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde, Hellen Miyamoto, até o fim do ano, a secretaria fará o recadastramento dos pacientes na fila de espera por outros órgãos. A próxima lista será a de rim e, em seguida, a de córneas. Assim como ocorreu com o fígado, esses pacientes também poderão ver sua situação pela internet.

O site para consulta é: http://snt.datasus.gov.br/SNT/relatorios/prontuarioPaciente.jsf

Para os pacientes da fila de fígado que não têm internet, a Central de Transplantes do Rio de Janeiro disponibiliza um computador para consulta. Os que não sabem qual o seu RGCT poderão obter essa informação pelo telefone 0800-285-7557, da própria central.

Veja também:

Leia mais sobre: transplante de órgãos

    Leia tudo sobre: riotransplanteórgãos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG