Estado de greve da polícia ameaça carnaval no Distrito Federal

PM emprega operação-padrão. GDF garante normalidade. Veja também o que abre e o que fecha nos dias de folia

iG Brasília |

Os policiais militares do Distrito Federal mantêm a disposição de continuar em “estado de greve” durante todo o feriado de carnaval. A decisão foi tomada na quarta-feira à noite e significa que a corporação vai trabalhar em regime de “operação-padrão”, com mais morosidade nas ações.

Os policiais e bombeiros querem equiparação salarial com a Polícia Civil . Também defendem uma reestruturação da carreira. Segundo o presidente da Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militares, Sérgio Aboud, o salário dos policias são os menores na área de segurança no Distrito Federal.

O "estado de greve" deve durar, em princípio, até o dia 2 de março, data para qual está prevista a próxima a assembleia da categoria. O porta-voz do GDF, Ugo Braga, afirmou que "o governador Agnelo Queiroz confia que a PM e o Corpo de Bombeiros funcionarão em perfeira ordem no carnaval".

O que abre e o que fecha no feriado

Em meio às dúvidas sobre o que a PM em "estado de greve" pode prejudicar, o carnaval no Distrito Federal concentrará sua programação no sambódromo localizado em Ceilândia, onde há anualmente o desfile das escolas de samba das cidades que fazem parte do DF.

Transporte, hospitais e bancos - Haverá serviço especial das linhas de ônibus que atendem a região do sambódromo, nas cidades de Taguatinga e Ceilândia. O metrô também funcionará normalmente durante os quatro dias de feriado. Já os hospitais só vão atender emergências entre sábado e terça-feira. Na quarta-feira, o serviço volta ao normal após as 14 horas. Os bancos ficarão fechados na segunda e na terça-feira. Na quarta, após ao meio-dia, abrem normalmente.

Shoppings, feiras e comércio em geral – Os shoppings vão abrir, mas só as praças de alimentação e os cinemas irão funcionar de domingo à terça-feira. Na quarta-feira, a partir das 12 horas, a praças voltam a funcionar e as lojas, depois das 13 horas. O comércio em geral ficará fechado entre domingo e terça-feira. A Feira do Guará ficará fechada na segunda e na terça-feira. Já a Feira dos Importados só volta a funcionar na quarta-feira.

Delegacias e Detran - Apesar da operação-padrão da PM, a Polícia Civil vai atuar normalmente, com atendimentos em todas as delegacias do Distrito Federal em esquema de plantão. Já o Detran terá seus postos de atendimento fechados na segunda e na terça-feira. Na quarta, reabrem às 14 horas.

Parques e Zoológico - O parque Água Mineral vai funcionar todos os dias do feriado. O Jardim Botânico só fecha na segunda, como ocorre normalmente, para serviços de manutenção. Já o Zoológico funcioná todos os dias de feriado. Só fechará na quarta-feira para manutenção.

    Leia tudo sobre: Carnaval 2012

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG