Estação da Mangueira passa a incorporar o nome de Jamelão

RIO DE JANEIRO - A Prefeitura do Rio anunciou, nesta terça-feira, que homenageará o cantor e compositor José Clementino Bispo dos Santos, o Jamelão, falecido no último sábado, aos 95 anos. A administração municipal vai rebatizar duas áreas da cidade reconhecidamente ligadas ao artista.

Redação |

Por decreto, a área de "Concentração do Desfile das Escolas de Samba ¿ Passarela do Samba" passa a denominar-se "Área José Bispo Clementino dos Santos ¿ Jamelão", enquanto a Estação de Trem da Mangueira passa a chamar-se Estação de Trem da Mangueira ¿ Jamelão.

Intérprete da Mangueira

Arquivo
José Bispo Clementino dos Santos, conhecido como Jamelão, nasceu no dia 12 de maio de 1913, casado, morador do Bairro São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.

Aprendeu cavaquinho e passou a cantar em gafieiras, influenciado principalmente pelo estilo de Cyro Monteiro. Na década de 40, participou do programa Calouros em Desfile, comandado por Ary Barroso, conseguiu trabalhos no rádio e em boates, participando também como crooner da Orquestra Tabajara de Severino Araújo, com quem excursionou pela Europa.

Considerado o maior intérprete de samba-enredo de todos os tempos, Jamelão foi a voz da Estação Primeira de Mangueira por 57 anos, de 1949 a 2006. O cantor também gravou muitos clássicos do samba-canção, como Folha morta, Esses moços e Ela disse-me assim.

Nos anos 50, começou a atuar como intérprete de samba-enredo para a Estação Primeira de Mangueira, atividade que pratica até o ano de 1996.

Foi eleito Presidente de Honra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira pelo Conselho Superior, entidade formada pelos Baluartes da escola. Antes dele, apenas Carlos Cachaça, um dos fundadores da escola, teve recebido esse título.

Segundo a escola de samba, "ao longo desse tempo, Jamelão tornou-se o mais popular e carismático intérprete de samba-enredo do carnaval carioca de todos os tempos, e mais: um autêntico símbolo da Mangueira".

Leia mais sobre: Jamelão

    Leia tudo sobre: jamelão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG