Especialistas dizem que frio não exige alimentação mais calórica

Quando chega o inverno, a malhação diminui e a vontade de comer doces aumenta - principalmente chocolates e fondues. Segundo especialistas, a ideia de que, no inverno, o corpo exige alimentos calóricos ou que a fissura por um prato gorduroso é algo instintivo não passa de lenda.

Agência Estado |

Segundo eles, não há comprovação científica de que o “frio engorda”. Os quilos que se ganha nessa época são resultado da dieta de cada um.

A nutricionista e fisiologista do esporte Jaqueline Bernardini diz que, no frio, os vasos sanguíneos e os músculos se retraem, o que demanda uma quantidade maior de energia para o corpo manter a temperatura média (cerca de 37,5 graus). Mas, segundo ela, a necessidade calórica adicional é muito pequena - cerca de 50 kcal (menos que um bombom). O erro nas dietas, segundo Jaqueline está em como a pessoa supre essa necessidade extra. “O corpo pede alimentos quentes.” Mas cabe a cada um escolher se irá tomar um chá verde ou um chocolate quente.

Aline de Piano Ganen, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que o inverno no Brasil não exige mudanças na alimentação. Somente em locais muito frios, como nas proximidades dos polos, demandam uma dieta mais calórica na estação. Além disso, nesses locais, os dias são mais curtos o que, segundo a nutricionista da Unifesp, provoca queda nos índices de serotonina (transmissor responsável pela sensação de bem-estar). “Isso leva as pessoas a buscar prazer na alimentação.” Alimentos calóricos, como o chocolate, dão essa sensação - fato comprovado em pesquisas científicas.

Outra questão que, segundo professores de educação física, também seria cultural é a fuga dos exercícios físicos. “No frio, as pessoas fazem menos atividades físicas”, diz o doutor em Ciências pela Unifesp, Denis Foschini. “No verão, expõem mais o corpo e, por isso, procuram controlar a alimentação e fazer mais exercício.” O preparador físico Marcos Paulo Reis aconselha os praticantes de exercícios a redobrar o aquecimento nos dias frios. Também é importante manter pés, mãos aquecidos e cuidar da hidratação . As informações são do Jornal da Tarde .

AE

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