Especialistas debatem em SP problemas causados por distúrbios do sono

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) será um dos principais assuntos da Jornada Paulista de Distúrbios Respiratórios do Sono realizado pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), no sábado, na capital paulista. Segundo o presidente da entidade, pneumologista José Eduardo Delfini Cançado, o distúrbio pode afetar a rotina de uma pessoa provocando desde sonolência até perda de memória.

Agência Estado |

"A AOS é o distúrbio respiratório do sono com alta prevalência e que causa impacto no dia-a-dia. Sonolência, alteração de memória e comprometimento do sistema cardiovascular, com o possível desenvolvimento de hipertensão arterial e arritmias, são algumas das consequências", explica Sônia Maria Togeiro, presidente da Comissão de Distúrbios do Sono da SPPT. Os especialistas alertam que as pessoas que sofrem com o problema só procuram um médico quando enfrentam situações críticas.

Sônia lembra que os distúrbios respiratórios do sono são responsáveis até por acidentes de trânsito. A Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran) estima que 30% das ocorrências estão associadas a esse problema, pois a sonolência pode ser também o resultado de uma noite mal dormida.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG