Especialistas dão dicas para ceia de Natal mais econômica e saudável

Fazer substituições na ceia de Natal é uma das sugestões de nutricionistas para compor uma mesa mais econômica e saudável. Segundo a nutricionista Patrícia Morais de Oliveira, do Ganep Nutrição Humana, vale fazer um planejamento e uma pesquisa de preços antes das compras, já que entre as altas mais expressivas do último mês estão o pernil (24,84%) e o lombinho de porco (15,5%), segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Agência Estado |

O frango assado e frutas secas da época são opções para substituir o tradicional peru, nozes e castanhas. "Para sobremesa, rabanada e doces de frutas. Outra dica é preparar em casa o próprio panetone ou bolos com frutas cristalizadas", recomenda Patrícia. A especialista ressalta ainda que as carnes magras deixam a ceia mais saudável, principalmente se preparadas sem pele. E, para evitar exageros, opte por frutas frescas, legumes e folhas, que podem ser saboreados à vontade.

De acordo com a nutricionista Lilian Mika Horie, da mesma instituição, a diversidade de cores e sabores aumenta o valor nutritivo e deixa o menu mais atraente. Vale lembrar que não é todo mundo que come carne. Portanto, entre as boas opções para dar um reforço vegetariano à ceia estão o tofu - queijo de soja, e diversos tipos de grãos e leguminosas, como soja, lentilha, ervilha, grão de bico e feijão.

A nutricionista pondera que, pela maior variedade de frutas, legumes e grãos, a ceia de Natal vegetariana é mais rica em vitaminas e minerais. Só é pobre em vitamina B12, substância presente nas carnes brancas e vermelhas, ovos, leite e outros derivados animais. "Essa perda, porém, é perfeitamente aceitável, pois ocorre em qualquer período da dieta vegetariana, mas deve ser suplementada quando necessário".

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG