Especialista dá dicas para manter uma coluna saudável

Especialista dá dicas para manter uma coluna saudável Por Eduardo Diório São Paulo, 23 (AE) - Tanto os médicos quanto os profissionais que cuidam do bem-estar do físico dizem que a saúde da coluna vertebral pode interferir no desempenho de todo o corpo. Eles alegam que uma coluna saudável faz toda a diferença para o ser humano, já que os ossos se movimentam com desenvoltura, evitando as temidas dores musculares.

Agência Estado |

Por isso, para deixar as costas em dia é importante realizar exercícios regularmente - de força e resistência - e buscar movimentos que relaxem a região.

"No Oriente diz-se que ‘o flexível corresponde à vida e o rígido à morte’. Assim, aprendemos que a prática constante e diária de exercícios físicos nos leva a obter flexibilidade, principalmente se a coluna estiver sem traumas", ensina Tatta Beltran, professora de Lian Gong (arte corporal chinesa que atua em todo o corpo) da Vittas.

Parece que, por aqui, esse ditado começa a ganhar força. De acordo com Silvia Helena Mussolini de Oliveira, coordenadora do setor de bem-estar do Senac, 75% dos brasileiros são considerados estressados e têm buscado auxílio nas academias de ginástica para aliviar as tensões que se acumulam nas costas. "A prática de exercícios físicos diminui consideravelmente esse índice e ajuda na saúde física, mental, social e espiritual."

Suzanne Martin, autora do livro "15 minutos, Dor nas costas nunca mais" (Editora Marco Zero), fisioterapeuta e diretora do centro Total Body Development, na Califórnia (Estados Unidos), preparou um passo-a-passo que pode ser feito em casa para relaxar a coluna em menos de meia hora. Há, no entanto, algumas dicas fundamentais para preparar essa região do corpo antes de iniciar a série. "Pense na sua coluna como uma longa cobra e guarde sua imagem ágil e flexível na memória. Esses exercícios vão desenvolver a fluidez, permitindo a realização das tarefas do dia-a-dia com mais facilidade."

Feito isso, ela alerta para os movimentos truncados. "Evite realizar a série com viradas instáveis. Tente fazê-las com fluidez. Já na repetição dos exercícios, faça de modo cada vez mais suave, tão suave quanto a seda deslizando em uma superfície", completa Suzanne. Se possível, permaneça 30 segundos em cada exercício. Antes de iniciar o treino, vista roupas confortáveis, busque um local tranqüilo e deite em um tapete acolchoado.

PASSO-A-PASSO
1. Com a coluna reta, apóie mãos, joelhos e pés no chão. Alongue a partir dos ísquios,
empurrando-os para trás. Ao mesmo tempo, abaixe o queixo e empurre os ísquios para a frente.

2. Expire e retorne à posição inicial. Arqueie as costas, alongando e elevando a cabeça. Empurre os ísquios para cima, empinando o bumbum. Repita mais uma vez.

3. Deitada sobre o lado direito, deixe as pernas flexionadas. Ponhas as mãos sobre os joelhos.Role para o centro e sinta as costas no chão.

4. Deixe os joelhos flexionados. Contraia o abdome. Segure os joelhos. Faça círculos suaves com os joelhos juntos. Faça 3 círculos em cada direção.

5. Joelhos flexionados, apóie as costas no chão. Coloque a mão esquerda no abdome e a mão direita na caixa torácica com o polegar no peito. Expanda o peito e contraia o abdome.

6. De bruços, bata os calcanhares um contra o outro 24 vezes, em 3 séries de 8. Olhe para o chão.

7. Coloque as mãos e os joelhos no chão e firme os pés no chão. Segure nos tornozelos. Inspire e expire duas vezes e comece a subir arredondando as costas.

8. Continue subindo, sentido as vértebras da parte inferior das costas e dos ombros sendo empilhadas, até chegar na cabeça. Faça um círculo com os braços e os abaixe.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG