Especialista dá dicas de sucos para desintoxicar organismo

Alimentos que fazem bem à saúde são sempre bem-vindos. A combinação de certos ingredientes nem sempre dão água na boca, mas, quando se considera seus benefícios, fica mais fácil adaptar o paladar.

Agência Estado |

A nutricionista funcional Renata Alves dá algumas dicas de sucos para desintoxicar o organismo. Podem ser ingeridos mais de uma vez ao dia (com restrição para quem tem diabetes e triglicérides elevados, já que as frutas contêm açúcares). Para não enjoar do sabor, uma dica é fazer adaptações, usando frutas da mesma "família".

Entre os poderosos alimentos para a desintoxicação do organismo, está a couve manteiga, que limpa órgãos como fígado e intestino. A hortelã é um excelente digestivo, e o limão, além de ser rico em vitamina C, é um poderoso antioxidante. Já a maçã, além de conter muita fibra, traz quercetina, cujas propriedades têm ação anti-inflamatória e protegem os vasos sanguíneos. Os alimentos alcalinizantes reagem com elementos ácidos, o que ajuda no equilíbrio do PH sanguíneo.

Todas essas propriedades previnem contra doenças cardiovasculares e degenerativas, como vários tipos de câncer, e o envelhecimento, já que reduzem a ação dos radicais livres - muito ligados a fatores externos, como poluição, fumo, radiações, álcool, substâncias químicas (pesticidas, aditivos, conservantes), estresse e consumo abusivo de gorduras saturadas.

Para preparar os sucos que vão ajudar o organismo, o ideal é bater os ingredientes em liquidificador ou centrífuga e tomá-los logo em seguida, sem coar. Àqueles que dispõem de pouco tempo, Renata ensina a congelar os sucos em forminhas de gelo. Mas até o congelamento tem de ser feito rapidamente. "Não deixe muito tempo exposto, pois a fruta perde as propriedades oxidantes e as vitaminas em apenas 15 minutos", explica a nutricionista.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG