SÃO PAULO - O terremoto de 5,2 graus na escala Richter registrado na noite de terça-feira, no litoral sul de São Paulo, não deixou feridos, mas assustou moradores nos cinco Estados em que se manifestou (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina). http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/22/internautas_ajudam_cobertura_do_ig_sobre_tremor_1282147.html target=_topInternautas ajudam cobertura do iG sobre tremor http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/23/tremor_de_52_graus_foi_o_maior_ja_registrado_em_sp_1283144.htmlTerremoto foi o maior já registrado em São Paulo http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/23/terremotos_de_alta_magnitude_nao_devem_ser_registrados_nos_proximos_dias_diz_especialista_1282962.htmlNovos tremores podem acontecer, diz especialista http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/23/especialista_da_dica_de_como_se_pretoger_de_um_terremoto_1282983.htmlVeja como se proteger de novos tremores Tiago Dória: http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/04/23/tremedeira-na-web/ target=_toptremor repercute em blogs, Twitter e Orkut

AE
Criança chora por causa de tremor
Criança chora por causa de tremor
Os telefones da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros desses Estados ficaram congestionados de ligações de pessoas preocupadas com o tremor. Em cerca de uma hora, o iG recebeu mais de 1.000 e-mails de internautas assustados com o que tinham acabado de presenciar e sentir.

"Por volta das 21h05, minha esposa sentiu o tremor da terra. Ela estava deitada quando percebeu um forte tremor e, assustada, me chamou", disse Reginaldo Santos, morador da zona leste de São Paulo.

"Estava em Angra dos Reis, por volta das 21h, quando senti um tremor estranho no chão. Os copos e os lustres tremeram. A princípio achei que fosse um caminhão passando na rua, mas me dei conta da dimensão do acontecimento quando entrei nos sites de notícias", conta Robson Jazzigner, morador do Rio de Janeiro.

AE
Moradores deixam prédio em SP assustados
Moradores deixam prédio em SP assustados
"Moro na 9 de Julho (zona sul de São Paulo), no décimo andar de um prédio. Senti minha cadeira sacudir e o prédio balançar, achei que estivesse ficando louco. Quando pensei em sair correndo o tremor parou e como não vi nenhuma notícia em lugar nenhum fui dormir. Foi a pior sensação da minha vida", diz Rafael Kent, morador da capital.

Especialistas afirmaram que esse susto da população é compreensível pelo fato do ineditismo. "Todos ficaram assustados porque foi a primeira vez que presenciaram tal fenômeno", disse Jorge Sândi, especialista em sismologia da Universidade de Brasília (UnB).

Sândi deu algumas dicas de como agir em casos de tremor de terra.

  • Desligar o gás para evitar vazamentos
  • Tirar os equipamentos elétricos das tomadas para evitar explosões
  • Procurar abrigo, por exemplo, debaixo de uma mesa
  • Manter-se afastado de objetos pontiagudos
  • Descer sempre pela escada, evite elevadores (se tiver em edifícios)

Entenda mais:

  • Saiba onde estão as falhas geológicas brasileiras
  • Saiba quais os terremotos que mais causaram destruição
  • Saiba mais sobre a escala Richter

    Leia também:

  • Tremor deixa população do litoral paulista atemorizada

    Outros tremores no Brasil:

    Leia mais sobre: tremor

    • Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.