Especialista alerta sobre traumas nos dentes de crianças

Celina Gavini, odontopediatra da Clínica Genesis, chama a atenção para os cuidados que se deve ter com as crianças a fim de evitar que elas machuquem os dentes. “Normalmente, as causas que levam ao traumatismo em dentes de leite são as quedas, que ocorrem principalmente por volta dos 10 aos 24 meses, período em que a criança está aprendendo a andar e não apresenta coordenação motora suficiente para evitá-las.

Agência Estado |

O resultado é que, ao cair, ela não tem o reflexo de proteção e é comum bater a boca, afetando os dentes.” Ela recomenda que, logo após uma queda, a criança seja levada a um odontopediatra.

Para prevenir traumas na região bucal, Celina recomenda, quando a criança começa a engatinhar e a andar, cuidado com locais cheios de móveis (que podem ser "escalados" ou "pulados") e quinas. Também diz que é preciso tomar precauções quanto a escorregões, seja por estar em chão molhado ou por andar apenas de meias. Além disso, dentro do carro devem ser usados cadeiras e cintos apropriados à idade, assim como no berço e no carrinho do bebê.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG