Especialista alerta para perda de visão por descolamento da retina

O especialista em retina e vítreo João Augustini Netto alerta para os cuidados em relação ao descolamento da retina que, segundo ele, se não for tratado, certamente causará cegueira na pessoa. Ele ressalta que é importante realizar exames preventivos.

Agência Estado |

O descolamento da retina pode se dar por vários motivos. "Pode ser por ordem genética ou traumática e ocorre mais em diabéticos, míopes e idosos." Para Augusttini, a primeira medida a se fazer, caso a pessoa desconfie de descolamento da retina, é procurar um oftalmologista e passar por uma avaliação.

Manchas, sombras flutuantes, borrões na visão e até apagões inesperados são os principais sintomas de descolamento da retina. "Se for detectada uma lesão, mas ainda sem o descolamento da retina, um procedimento a laser corrige o problema. Caso se confirme o descolamento, aí será necessário cirurgia", diz Augustini, um dos presidentes do Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que completará 35 edições em Belo Horizonte, nos dias 24 a 27 de agosto, na Expominas.

Renan Carreira

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG