Esculturas de Salvador Dalí irão a leilão em Londres

Londres, 8 dez (EFE).- Uma coleção de 44 esculturas que o artista catalão Salvador Dalí modelou junto à piscina de sua residência em Port Lligat, no nordeste da Espanha, será leiloada na próxima quinta-feira na casa londrina Bonhams.

EFE |

Trata-se da primeira de quatro edições que o gênio do surrealismo fez com a colaboração de um colega seu da família Clot, que, através de sua empresa Diajasa, se encarregou da fundição em bronze dos moldes elaborados com cera.

A primeira série da coleção, que foi apresentada ao público hoje, inclui obras de diferentes tamanhos e temas, como a religião ("Cristo de San Juan de la Cruz"); Espanha ("Alma do Quixote") e sua musa Gala ("Gala assomada na janela").

As esculturas, entre as quais se destaca o auto-retrato "Tripas e cabeça" (uma confusão de intestinos com a cara e a assinatura de Dalí no meio), serão vendidas juntas, e têm um preço estimado entre 750 mil e 1 milhão de libras (entre US$ 1,11 milhão e US$ 1,48 milhão).

"O que torna a coleção especial é que é a primeira de quatro edições, e cada obra foi moldada individualmente por Dalí, é possível ver inclusive as marcas de seus dedos", disse à Agência Efe o especialista em arte impressionista e moderna de Bonhams, Ed Plackett.

Plackett acredita que a coleção interessará "a um colecionador privado com espaço para expô-la em sua casa e mostrá-la às pessoas, já que é uma obra que gera muita conversa pela história que tem por trás". EFE jm/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG