Esculturas de Picasso são expostas no Museu de Arte Moderna de N. York

Nova York, 3 jul (EFE).- Uma dúzia de esculturas de Pablo Picasso (1881-1973), entre elas algumas tão conhecidas como Guitarra, será exposta de hoje até 3 de novembro no Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York.

EFE |

"Focus: Picasso Sculpture", é o nome eleito para esta mostra, que o Moma realizou com esculturas que já tinha em suas salas e com as quais quis divulgar uma faceta de Picasso menos conhecida que a da pintura.

"Suas esculturas estão entre as mais radicais e são uma mostra de um dos trabalhos artísticos mais apreciados do período moderno", indicou a instituição.

Os especialistas do Moma ressaltaram que, embora os trabalhos "em duas dimensões do artista tenham sido exibidos com freqüência ao longo de sua vida, sua primeira mostra de escultura ocorreu em 1966, quando já tinha 85 anos".

Entre as esculturas expostas, que fazem parte dos fundos do museu, estão algumas que ele mesmo doou à instituição de Manhattan, como "Guitarra" (1914), feita em metal e que está no Moma desde 1971.

Outra das esculturas que podem ser vistas no Moma é "Cabeza de mujer (Fernande)", realizada pelo artista em 1909 e que, segundo os especialistas, serviu como base para desenvolver o cubismo.

O artista espanhol abandonou a tradicional arte da modelagem para evoluir para a montagem e as construções, além de introduzir materiais não artísticos para seus trabalhos, incorporando objetos da vida cotidiana. EFE emm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG