Escritor romeno Tsepeneag ganha o prêmio União Latina de Literatura

O escritor romeno Dumitru Tsepeneag, autor de uma célebre trilogia sobre a imigração romena, é o vencedor da XVIII edição do Prêmio Internacional União Latina de Literatura Romance, informaram nesta quarta-feira em Roma os organizadores.

AFP |

Tsepenag --nascido em Bucareste em 1937, dissidente na década de 70 durante o regime comunista de Ceausescu, obrigado a exilar-se na França, onde escreveu vários romances franceses-- foi premiado pela "excelente qualidade de sua obra e por seu empenho a favor da defesa das formas literárias e da liberdade de expressão", ressaltou o júri.

O prêmio, de 12.000 euros, "prescinde os recentes feitos" protagonizados pelos romenos e ciganos recentemente na Itália, segundo o comunicado oficial da União Latina.

"Na obra de experimentação literária associa-se o contexto social e histórico. O ponto de vista do autor, sempre sutil e irônico, emerge através dos destinos de seus personagens, mostrando ao público como está se construindo, diante de nossos olhos, a nova Europa", defendeu a entidade.

O prêmio da União Latina foi criado em 1990.

kv/cl/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG