Equipe do longa ¿Dias e Noites¿ parte em defesa do filme em Gramado

GRAMADO ¿ Um clima de animosidade marcou o início da entrevista coletiva do filme ¿Dias e Noites¿. A produção estreou ontem no 36º Festival de Cinema de Gramado, fora da mostra competitiva, ocasião em que a atriz e produtora Naura Schneider frisou o tom de denúncia do filme (que trata de violência doméstica contra uma mulher), comentando que ¿a cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil¿.

Fabio Prikladnicki |

Hoje, respondendo à crítica de um dos jornalistas presentes na coletiva, que disse não ter identificado o recado que o filme pretendia passar, a equipe do longa partiu em defesa. Eu acho muito chato filme que deixa recado. A Clô (protagonista do filme) é uma personagem contraditória. É claro que é um filme temático, sobre a violência contra a mulher, mas não é militante, disse o diretor Beto Souza.

O ator José de Abreu alterou o tom com as críticas reiteradas: Isso é uma entrevista coletiva, e não um debate sobre o filme. Para não deixar barato, leu uma resenha positiva, que tinha em mãos, sobre a película.

Acalmados os ânimos, Souza frisou a importância da dicotomia entre o campo e a cidade. Nos anos 50 e 60, quando se passa a história, a questão da industrialização era muito forte, disse. Orçado em R$ 2,8 milhões, a produção conta com um elenco balanceado entre atores globais, como Antonio Calloni, Dan Stulbach e José de Abreu, com atores mais conhecidos no circuito de teatro gaúcho, como Irene Brietzke, Sandra Dani e Nestor Monasterio, além de Zé Victor Castiel, que transita nos dois meios.

Não tivemos preocupação em colocar ator gaúcho ou global, mas sim bons atores escolhidos de acordo com o perfil dos papéis, disse Naura Schneider. O filme se passa no Rio Grande do Sul, mas poderia se passar em qualquer lugar, concluiu. Dias e Noites deve entrar em circuito comercial no primeiro trimestre do ano que vem.

Leia mais sobre o Festival de Gramado .

    Leia tudo sobre: festival de gramado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG