LOS ANGELES ¿ Nem minha esposa sabe alguma coisa sobre esse filme. Quando ela assistir, vai ficar surpresa, afirma o ator David Duchovny, que teve de manter segredo sobre qualquer detalhe a respeito de The X-Files: I Want to Believe (2008), novo filme baseado na série de TV de enorme sucesso na década de 90, Arquivo X, que chega aos cinemas norte-americanos dia 25 de julho.

Os agentes Mulder e Scully, interpretados por Duchovny e pela atriz Gillian Anderson, voltam após um hiato de seis anos desde o último episódio da série de televisão, que por nove temporadas manteve uma média de 13 milhões de espectadores, chegando a 20 milhões durante as temporadas mais populares, como a quarta e a quinta.

O diretor Chris Carter e os produtores, entre eles Frank Spotnitz, tentaram manter o roteiro do filme em segredo absoluto. "Queremos que o público se sinta como as crianças que abrem os presentes na manhã de Natal", disse o diretor. Para obter esse resultado, foram tomadas medidas de segurança como a impressão de um número limitado de roteiros. "Um dia achei que tinha perdido o meu", disse Duchovny, "e pensei: 'Pronto! Estraguei tudo'".

Uma das poucas coisas reveladas sobre o filme é que ele se passa em 2008. "Estamos todos um pouco mais velhos", afirma Duchovny. "Essa era um dos nossos medos: não queríamos parecer ridículos."

Gillian Anderson conta que foi difícil voltar a interpretar Dana Scully, uma das personagens femininas mais marcantes dos anos 90. "O primeiro e o segundo dia foram terríveis. E entendi que tinha passado todo esse tempo procurando papéis mais diferentes o possível de Scully", disse. A atriz esteve mais próxima do teatro nos últimos anos e fez um papel no filme "O Último Rei da Escócia" (2007), ao lado de Forest Whitaker.

Chris Carter afirma esperar que o filme "agrade nossos fãs, mas também um público mais amplo". Ele espera que o filme faça "o sucesso que a Fox [rede de TV norte-americana produtora da série] quer, assim poderemos fazer outros".

"Sempre quis continuar a ser esse personagem" concluiu Duchovny, "mesmo após a série terminar, eu sentia que queria retomar essa história. Estou muito entusiasmado com esse novo capítulo".

Leia mais sobre: Arquivo X

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.