Equipe da Secretaria da Educação ganha bônus em SP

Funcionários técnicos e administrativos que trabalham na sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também receberão o bônus pago pelo governo por causa da melhora nas notas das escolas da rede. A secretária Maria Helena Guimarães de Castro teria direito de receber cerca de R$ 17 mil, mas, segundo sua assessoria de imprensa, abriu mão do valor.

Agência Estado |

Os cerca de 5.700 funcionários do órgão receberão o bônus, mesmo não estando ligados diretamente a nenhuma escola.

Nesse grupo de servidores, há profissionais de recursos humanos, financeiro, coordenadoria de normas pedagógicas, transporte, merenda, planejamento. O cálculo do valor levará em conta o crescimento geral do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) na rede estadual, que foi de 63%. Assim, todos receberão o equivalente a 1,5 salário. A mesma lógica foi usada para premiar escolas que tiveram bons resultados, mas não atingiram suas metas.

Os funcionários terceirizados não receberão a bonificação. Segundo a secretaria, o pagamento aos profissionais não ligados a escolas, conforme o desempenho geral da rede, estava previsto na regulamentação da lei do bônus (1078/08). “Como são funcionários que trabalham para toda a rede, receberão de acordo com o avanço de toda a rede”, afirma nota da secretaria. Para Marcelo Ferrari, diretor de desenvolvimento de negócios da Mercer, consultoria especializada em planejamento de benefícios, a lógica faz sentido no setor privado.

“Mesmo áreas de apoio, como recursos humanos, ajudam a empresa a atingir uma meta. Se essa área não for importante para a melhora do negócio, ela não tem razão de existir”, diz Ferrari. Ele ressalta, no entanto, que no setor público o ambiente é diferente e o modelo não pode ser o mesmo. “Há a questão da estabilidade e as indicações políticas. Seria preciso um instrumento que avaliasse de fato quem está contribuindo.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG