Entre 2.0 flexíveis, deu Golf

Em outubro do ano passado, quando Golf e Vectra GT se enfrentaram pela primeira vez no Jornal do Carro, o Chevrolet levou a melhor por ser o único a contar com propulsor 2.0 flexível.

Agência Estado |

Agora, o Volkswagen, que acaba de ganhar essa tecnologia - tornou-se o segundo carro 2.0 bicombustível do Brasil -, chama o rival, também nacional, para a revanche.

Comparamos as versões mais simples dos modelos, com câmbio manual (por enquanto o VW automático ainda não é flexível). O Golf parte de R$ 58.565 e o Vectra GT, de R$ 57.900. Mas agora que o Volks recebeu a tecnologia que o colocava em desvantagem em outubro, a pequena diferença não o impediu de levar a melhor.

Em duelo equilibrado, o que definiu a vitória do Golf foi o prazer de dirigir que ele proporciona, além do acabamento melhor. E o seguro, que antes era uma grande desvantagem, agora ficou próximo ao do Vectra GT. O Volks chegou a ter apólices R$ 3.900 mais caras. Atualmente, em média os preços são R$ 573 superiores.

Com 100% de álcool no tanque, o VW ganhou 4 cv (tem 120 cv) e o torque melhorou um pouco, além de agora ser entregue em giros mais baixos (a 2.250 rpm, ante 2.400 rpm no Vectra GT). Com isso, o Golf ganhou disposição não só em retomadas, mas também para ir de 0 a 100 km/h - em 9,6 segundos, quase 1 s mais rápido que o concorrente, conforme as respectivas fabricantes.

E o número de vezes que o motorista precisa reduzir as marchas no trânsito é menor no Golf. Apesar de o motor do Vectra ter potência maior - até 128 cv-, o desempenho superior do VW é justificado também por seu câmbio, que traz relações de marcha mais curtas.

Embora comprometa a agilidade do Vectra, seu câmbio mais longo reduz o consumo de combustível na estrada. A 120 km/h e em quinta marcha, o motor do Chevrolet gira a 3.000 rpm, ante 3.300 rpm do Golf, que mesmo assim tem nível de ruído menor.

Mais eficiente, a suspensão do VW o mantém firme em curvas. Já o Vectra, mais espaçoso, acomoda melhor seus ocupantes.

Golf e Vectra ocupam, respectivamente, terceiro e quarto lugares no segmento. Chevrolet Astra é o primeiro e Fiat Stilo o segundo. As informações são do Jornal da Tarde/Jornal do Carro

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