Energia elétrica é o serviço público com o maior alcance no País, mostra Pnad

O fornecimento de energia elétrica é o serviço público com o maior alcance no País, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2008, o número de domicílios com este tipo de serviço chegou a 98,6%.

Redação |

Mesmo assim, ainda são perceptíveis grandes diferenças regionais. No Sudeste, o serviço atende quase a totalidade dos municípios, com 99,8%. No Norte, este índice é de 94,9%.

Em seguida, o serviço mais difundido é o abastecimento de água, que teve um aumento de 0,7 ponto percentual em 2008 e chegou a 83,9% dos domicílios. Em termos absolutos, conforme o IBGE, o atendimento foi ampliado em 1.886 mil unidades. Novamente, a região Sudeste se destaca por ter abastecimento em 91,8% dos lares, enquanto na Norte somente pouco mais da metade da população consegue o serviço (58,3%).

Outro serviço que cresceu no País, segundo a pesquisa, foi a coleta de lixo, com 0,6 ponto percentual em relação a 2007. As regiões Nordeste e Sudeste foram as que mais cresceram em termos absolutos, 641 mil e 690 mil, respectivamente.

Veja os principais dados da Pnad 2008:

Leia mais sobre: Pnad

    Leia tudo sobre: eletricidadepnad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG