Enem vai valer 10% da nota do vestibular da UFPR

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu hoje que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão peso de 10% para a aprovação dos vestibulandos. Os 90% restantes virão das provas normais do vestibular, realizadas em duas fases.

Agência Estado |

Essa norma entrará em vigor já no exame seletivo deste ano. As universidades têm prazo até hoje para aderir à proposta do Ministério da Educação (MEC) de adotar o Enem em substituição parcial ou total do vestibular.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR ainda deve se reunir para definir o sistema que será aplicado a estudantes que não realizarem o Enem. "Alguns defendem que os estudantes que quiserem fazer o vestibular façam também o Enem e tragam essa nota, mas alguns acham que deve ser flexibilizado e não tornar o Enem obrigatório", afirmou o reitor Zaki Akel Sobrinho. "Nesse caso, quem não fizer teria 100% da nota apenas pelo vestibular."

As inscrições para o Enem serão feitas entre 15 de junho e 17 de julho. Por isso, a decisão do Cepe sobre a obrigatoriedade deve ser divulgada até o fim do mês que vem. O processo seletivo da UFPR terá as inscrições entre os dias 16 de agosto e 17 de setembro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG