Enem deve ser realizado na segunda quinzena de novembro

BRASÍLIA ¿ Assessores do Ministério da Educação afirmaram neste sábado (3) que a orientação da pasta é fazer de tudo para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aplicado ainda no mês de novembro. Ao mesmo tempo, no entanto, está praticamente descartada a possibilidade de ser realizado nas duas primeiras semanas do mês.

Christian Baines, repórter em Brasília |

Para atingir a meta, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, não descartou a possibilidade de o exame ser ministrado em um dia de semana.

A previsão é que o ministério consiga viabilizar a data durante uma reunião nesta segunda-feira (4) com os reitores de universidades e institutos federais. Segundo representantes da pasta, poderá haver uma negociação para adiar vestibulares com números menos expressivos de inscritos em benefício do Enem.

Segundo Fernandes, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deve apresentar todas as medidas na terça-feira (5), depois de realizadas as reuniões com o consórcio Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), responsável pela execução de todas as etapas do Enem 2009, e com os reitores.

O professor confirmou ainda que a prova já esta elaborada. O instituto utilizou o banco de questões que dispunha e uma nova versão do exame já está no cofre, em uma sala de acesso restrito do prédio do Inep.

O ministério está decidido a realizar o exame ainda em novembro. Para isso, poderia descartar o Connasel e contratar uma nova empresa ou até fazer todo o processo de logística sozinho. Estamos vendo todas as possibilidades de trocar a logística, com o consórcio ou sem o consórcio, disse Fernandes.

Leia também:

Leia mais sobre: Enem

    Leia tudo sobre: educaçãoenemfraudemec

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG