Encontrados em Berlim restos de britânico morto na 2ª Guerra

Berlim, 15 out (EFE).- Os restos mortais do sargento britânico John Bremner foram encontrados nos arredores de Berlim, onde caiu o avião militar no qual ele viajava em 20 de janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, informou hoje a embaixada britânica na capital alemã.

EFE |

O soldado, que fazia parte de uma tripulação de oito pessoas, será enterrado amanhã com honras militares no cemitério militar 1939-1945, na Heerstrasse de Berlim, explicou em entrevista coletiva o funcionário das forças naval e aérea da embaixada, Frank Simpson.

O paradeiro de Bremner foi perdido na noite de 20 de janeiro de 1944, depois que o avião em que ele cumpria função de engenheiro de bordo, o bombardeiro Halifax LW337, do esquadrão 102, foi derrubado por uma aeronave alemã, em uma floresta próxima a Berlim.

De seus companheiros, quatro saltaram em pára-quedas e foram feitos prisioneiros, dois morreram e outro desapareceu.

Os restos mortais do sargento Bremner foram descobertos no distrito de Köpenick, no sudeste de Berlim, após mais de três anos de investigação promovida pelo jornalista berlinense Ralf Drescher, que, interessado no caso, iniciou uma campanha de busca de testemunhas da época que tivessem presenciado o acidente aéreo.

Com o apoio de Ministério da Defesa britânico, por meio de seu departamento de pessoal e de veteranos das Forças Armadas, foram encontrados sucessivamente restos da fuselagem do avião até se achar os restos mortais do militar.

Simpson elogiou o trabalho dos soldados da Royal Air Force (RAF) - que este ano comemora 90 anos - durante a Segunda Guerra Mundial e lembrou os que "deram sua vida para garantir a liberdade" da qual se pode desfrutar. EFE nvm/rb/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG