Encontrado quadro de Caravaggio roubado em julho de museu ucraniano

Kiev, 6 dez (EFE).- A Polícia ucraniana encontrou o quadro de Caravaggio Prisão de Cristo ou o Beijo de Judas, roubado em julho do Museu de Arte Ocidental e Oriental de Odessa, informa hoje o semanário Zerkalo Nedeli.

EFE |

A publicação diz ter sido informada da localização do quadro por fontes próximas ao Ministério do Interior da Ucrânia.

"Os ladrões entraram no museu à noite, depois de quebrarem uma janela no segundo andar do edifício, onde ficava o quadro", explicou na época do roubo a porta-voz da Polícia, Tatiana Jmelnitskaya.

O óleo sobre tela "Prisão de Cristo ou o Beijo de Judas", de 134 por 172,5 centímetros, foi pintado por Caravaggio entre 1573 e 1602, embora algumas fontes digam que a obra date do biênio 1598-1599.

O quadro, que mostra a captura de Jesus após a noite de oração no Jardim das Oliveiras, traz Jesus Cristo e Judas unidos pelo "beijo da traição" e rodeados por discípulos e soldados romanos.

No começo do século passado, o óleo foi cedido à Escola de Arte de Odessa, e, na década de 20, após a revolução bolchevique, repassado à Galeria de Arte Antiga, que mais tarde recebeu o nome de Museu de Arte Ocidental e Oriental. EFE bk/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG