O Comando da Aeronáutica e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informaram na noite deste sábado que as equipes de busca encontraram o corpo do Sr. João de Abreu Filho, funcionário da fundação, dentro da aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), que está submersa a 6 metros de profundidade no igarapé Jacurapá, em meio à Floresta Amazônica, após um pouso forçado na última quinta. O órgão relata ainda que prosseguem as buscas ao suboficial Marcelo dos Santos Dias, mecânico da aeronave.

Uma clareira com dimensões oficialmente ainda não informadas foi aberta pelas equipes de resgate onde Força Aérea e o Exército Brasileiro encontraram o avião.

O local fica ao norte da cidade acreana de Cruzeiro do Sul, mas em território amazonense, mais precisamente no município de Atalaia do Norte, a cerca de 1.138 quilômetros de Manaus.

Os nove sobreviventes que foram resgatados na sexta já receberam alta médica. Os militares que estavam no avião chegaram a Manaus na noite de ontem. Os passageiros civis também já saíram de Cruzeiro Do Sul ¿ onde foram atendidos ¿ e desembarcarão em Tabatinga nesta tarde.

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado, as equipes de resgate estão concentradas nas atividades feitas no local do acidente.  O primeiro foco da ação são as buscas feitas por helicóptero e por mergulhadores no Igarapé Jacuratá. Outros militares estão tentando cessar a aeronave, que está totalmente submersa, para checar se um dos desaparecidos se encontra dentro dela.

A FAB ainda não sabe como a aeronave será retirada do local. Equipes estão analisando a situação para encontrar a melhor alternativa. Não há data para essa retirada. Esse é o primeiro acidente registrado com avião modelo Caravan da FAB.

Modelo C-98 Caravan

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil, é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército.

Divulgação
Imagem de arquivo da FAB da aeronave C-98 Caravan

Imagem de arquivo da FAB de uma aeronave C-98 Caravan

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais sobre C98-Caravan

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.